sexta-feira, 4 de março de 2011

Regras para Torneios de Luta-Livre Submission

CATEGORIAS POR FAIXA ETÁRIA:
(considerar o ano em que se completa a idade):

FEMININO:

PRÉ-JUVENIL (14 e 15 anos)

LIGEIRO Até 38 Kg
MEIO LEVE + 38 a 42 kg
LEVE + 42 a 47 kg
MEIO MÉDIO + 47 a 52 kg
MÉDIO + 52 a 60 kg
PESADO + 60 Kg

JUVENIL (16 e 17 anos)

LIGEIRO Até 44 kg
MEIO LEVE + 44 a 48 kg
LEVE + 48 a 52 kg
MEIO MÉDIO + 52 a 57 kg
MÉDIO + 57 a 63 kg
PESADO + 63 a 70 kg
SUPER PESADO + 70 kg

ADULTA AMADOR (acima de 18 anos)

LEVE 50 kg
MEIO MÉDIO +50 a 55 kg
MÉDIO +55 a 60 kg
PESADO +60 a 66 kg
SUPER PESADO +66 kg

ADULTA PROFISSIONAL (acima de 18 anos)
até 66 kg
+ 66 kg

MASCULINO

PRÉ-JUVENIL (14 e 15 anos) 3 MINUTOS

LIGEIRO até 45 kg
MEIO LEVE + 45 a 50 kg
LEVE + 50 a 55 kg
MEIO MÉDIO +55 a 60 kg
MÉDIO + 60 a 65 kg
MEIO PESADO + 65

JUVENIL (16 e 17 anos) 4 MINUTOS

LIGEIRO até 50 kg
MEIO LEVE + 50 a 55 kg
LEVE + 55 a 60 kg
MEIO MÉDIO +60 a 65 kg
MÉDIO + 65 a 70 kg
MEIO PESADO + 70

ADULTO AMADOR (“VETERANOS” acima de 18 anos) - 5 MINUTOS

LIGEIRO até 60 kg
MEIO LEVE + 60 a 65 kg
LEVE + 65 a 70 kg
MEIO MÉDIO +70 a 75 kg
MÉDIO + 75 a 80 kg
MEIO PESADO + 80 a 85 kg
PESADO +85 a 90 kg
SUPER PESADO + 90 a 95 kg
PESADÍSSIMO + 95 a 100 kgs
EXTRA + 100 kgs

ADULTO PROFISSIONAL (acima de 18 anos) - 6 MINUTOS

MEIO LEVE até 66 kg
LEVE + 66 a 77 kg
MEIO MÉDIO +77 a 88 kg
MÉDIO + 88 a 99 kg
PESADO + 99 kg

AS REGRAS DO ADCC E DA FEDERAÇÃO DE LUTA LIVRE SUBMISSION

Obs. Regras para as categorias Pré Juvenil e Juvenil existem alterações ver no final deste artigo.

Art. 1 - Técnicas legais (permitidas)
- Qualquer tipo de queda;
- Qualquer tipo de estrangulamento (não usar a mão para interromper a respiração).
- Qualquer chave, de ombro, braço e pulso.
- Qualquer chave de Perna, pé ou Tornozelo.

Art.2 - Técnicas ilegais (proibidas)
- Não é permitido a finalização "Full Nelson " ou " Crucifixo", ou cervical prendendo os dois braços.
(será permitida a chave de cervical, estando um dos braços livre).
- Nenhum tipo de golpes traumáticos (socos, chutes, etc...).
- Nenhum agarramento ou puxão as orelhas.
- Proibido puxar cabelo ou morder qualquer parte do corpo.
- Nenhum tipo de torção em qualquer dedo.
- Não pode beliscar.
- Não pode chave de rins.
- Não pode colocar mãos, dedos, pés, joelhos ou cotovelos nos olhos, nariz, boca e ouvido.
- Nenhuma substância química no corpo ou na roupa.

Art.3 - Pontuações (com fixação da posição por no mínimo 3 segundos);
2 pontos - joelho na barriga.
2 pontos - raspagem (caindo na guarda ou meia guarda). "reversão"
3 pontos - raspagem limpa (terminando sem a guarda do oponente).
3 pontos - queda limpa (terminando fora da guarda, e fixando o oponente no chão por no mínimo 3 segundos);
3 pontos - montada por trás com os dois ganchos, ou fechando triângulo(mochilinha).
3 pontos - passagem de guarda limpa (com os dois pés livres).
3 pontos - posição de montada (com os dois pés livres).

obs.
Se o Atleta 1 estiver na posição de montada (por cima) e o Atleta 2 (por baixo) inverter a posição deixando o Atleta 1 dentro da sua guarda ou meia guarda, o Atleta 2 ganha 2 pontos de reversão.

ATENÇÃO !!!!!
As quedas não serão pontuadas, se depois delas o atleta que quedou não fixar o oponente no chão por no mínimo 3 segundos.

Art.4 - Pontos perdidos (faltas)
1 ponto – Recuar (fugir da luta indo para traz,sem estar necessariamente defendendo queda)
- pular intencionalmente na guarda sem nenhum ataque evitando o confronto de queda
- Fugir do oponente quando este estiver no chão dando a guarda evitando o contato físico (o
combatente poderá fugir de tentativa de golpe mas voltando IMEDIATAMENTE para o contato físico)
1 ponto – Ir para fora da área da luta (intencionalmente)

Art.5 - O vencedor será decidido da seguinte forma:
- Um competidor se rende ou se submete ao oponente batendo a perna, braço ou verbalmente.
- O Árbitro sente que um competidor não pode se defender ou sente que a vida dele está em perigo.

Quando árbitro declarará o vencedor;
Se um lutador infringir as regras duas vezes, ele será desclassificado pelo Árbitro.

Art.6 - Modos para ganhar

* Finalização;
* Pontos;
* A decisão de árbitro;
- "não pode ser questionada"

Art.7 Equipamentos (uniformes)
O lutador pode usar: bermudas, calças de lycra, shorts, camisas ou Quimono.

Art.8 - Pré-Juvenil e Juvenil 14 e 15 anos Técnicas Proibidas !
a) Bate estaca;
b) Chave de Bíceps;
c) Triângulo Puxando a cabeça;
d) Chave de pé ou calcanhar;
e) Cervical;
f) Mata leão de frente;
g) Ezequiel;
h) Chave de panturrilha;
i) Tesoura (queda) “kanibassami”;
j) Chave de perna (leg look);
k) Americana no pé.

Art.9 - Pré Juvenil e Juvenil 16 e 17 anos Técnicas Proibidas !
a) Bate estaca;
b) Chave de Bíceps;
c) Triângulo Puxando a cabeça;
d) Chave de calcanhar;
e) Cervical;
f) Mata leão de frente;
g) Ezequiel;
h) Chave de panturrilha;
i) Chave de perna (leg look);
j) Americana de pé.

Art.10

- Outras Informações A área deve ser 14 x 14 metros,(8x8m, 4m área de segurança);
Fuga da área - estando na mesma posição como o lutador estava dentro área de combate, quando eles cruzaram a área de segurança o árbitro diz "Stop" (pare) e retorna na mesma posição no centro da área de luta.

O atleta em momento algum poderá beber algum liquido caso a luta seja interrompida.

Art.11 - Obs. O atleta que descumprir este regulamento será punido com uma observação (menos um ponto), persistindo no mesmo erro poderá ser desclassificado.

Art.12 - Orientações a seguir: a) Pontos Negativos:

"Os pontos Negativos subtraem os pontos Positivos"
Exemplo 1:
O Atleta 1 tem 2 pontos (queda) e tem 2 pontos negativos
O Atleta 2 não tem ponto;
Resultado: será empate pois os dois atletas tem a mesma pontuação, caso continue esta pontuação após
o over Time - o Arbitro deverá dar a vitória, ao atleta que teve mais ação durante a luta, sendo sempre a decisão melhor de três (árbitros).

Exemplo 2:
Atleta 1 tem 4 pontos (2 queda e 2 joelho na barriga) e tem 2 pontos negativos - Total 4-2 = 2;
Atleta 2 tem 3 pontos ( passagem de guarda limpa)
Resultado: O Atleta 1 tem 2 pontos e o Atleta 2 tem 3 pontos vencedor Atleta 2.

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